quinta-feira, 4 de abril de 2013


Instalação Elétrica da construção


Este é um tópico muito importante, que merece a máxima atenção do construtor. Uma instalação mal feita pode condicionar a sérios problemas, desde o consumo exagerado de energia até curtos no sistema, ocasionados pela fuga de corrente.
Em princípio, qualquer instalação elétrica é feita de acordo com o esquema apresentado na figura 25. O fio fase, saindo de uma caixa disjuntora, vai até o interruptor, partindo daí para a lâmpada; uma seção anterior se liga com uma das pontas da tomada. O fio neutro é ligado diretamente na lâmpada, saindo uma seção para alcançar a outra ponta da tomada. A figura 25 tem a finalidade exclusiva de mostrar a você que o fio a ser interrompido no interruptor será sempre o fase (ou positivo), e também que a secção do positivo para a tomada é feita antes do fio fase seguir para a lâmpada. Se você invertesse o processo, a tomada somente funcionaria quando a lâmpada estivesse acesa. Muito cuidado com estes detalhes .
esquema de ligação de fios em uma tomada e lâmpada
Normalmente, a instalação elétrica será feita antes mesmo de ser colocado o medidor de luz (relógio), não oferecendo nenhum perigo. Porém, se houver necessidade de alguma ligação já com o sistema funcionando, você precisa saber determinar sem erro qual é o fio fase e qual é o neutro. Veja a figura 26.
como identificar qual o fase e o neutro na fiação
Usando uma lâmpada de teste, com fios isolados, ligue uma das pontas no fio a testar; encoste a outra ponta na parede ou em um cano de ferro. Se for o fio neutro, a lâmpada não acenderá. Se for o fio fase (positivo), a lâmpada acenderá. Muito cuidado para somente segurar a lâmpada teste nas partes isoladas.
A instalação elétrica começa com a colocação dos eletrodutos que podem ser rígidos ou flexíveis. Atualnente, há preferência pelo eletroduto de plástico flexíveis. Para a colocação dos eletrodutos, é necessário abrir um canal nas paredes; quando se usa tijolos furados basta quebrar a primeira capa. Os fios são colocados depois, com o auxílio de um arame de aço especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário